Tratamento de dores na Coluna
Levantando Peso

Todos sabemos que é comum as pessoas terem crises de dores nas costas após levantar pesos, e que devemos evitar levantar pesos quando estamos com dores.

Sempre que levantamos pesos, nosso corpo funciona como se fosse uma alavanca: o tronco vai para frente do nosso centro de equilíbrio, e os músculos, inicialmente alongados, contraem-se para elevar o peso. Por isso, quanto mais próximo o objeto estiver do nosso corpo, menor a força necessária para erguê-lo. É fácil observar este fato: segure um objeto de um quilo próximo do seu ombro, e depois segure-o com o braço esticado para frente e veja a diferença de força que você fez.

Veja a seguir o que ocorre com nosso corpo quando levantamos objetos, e quais as formas corretas para levantar pesos.

O Peso do Próprio Corpo

Existe outro motivo por que é mais difícil levantar um peso que está longe do nosso corpo: quando abaixamos o nosso tronco sem flexionar os joelhos, estaremos levantando não somente o objeto à nossa frente, estaremos levantando também todo o peso do nosso tronco!. Assim, só o fato de abaixar, ao se levantar, nossas costas estarão tendo que levantar uns 40 quilos do peso do nosso tronco, sem considerar o peso do objeto que você levantou.

Os Músculos que devemos usar para levantar pesos

Os músculos maiores e mais fortes são os musculos da: (a região glútea (nádegas), coxas, pernas e pés), esses geralmente não são lesados ao levantar pesos. Os músculos da coluna, por sua vez, são menores, e tem como principal função estabilizar o tronco, e não levantar pesos. Ao levantar pesos, é necessário contrair estes dois grupos de músculos, mas por motivos diferentes, os músculos das costas contraem-se para proteger as costas, enquanto os músculos das pernas contraem-se para levantar o objeto.

Postura correta para levantar pesos 

- Manter os pés afastados,proporcionando uma base de apoio para o corpo.
- Manter os joelhos flexionados.
- Manter as costas arqueadas para trás. Para isso, é necessário que os músculos das costas  estejam sempre contraídos.
- Manter sempre o objeto próximo do seu corpo.
- Nunca levante peso bruscamente, prepare-se e faça-o devagar, nunca aos arrancos.

O que se deve evitar

- Não torça o tronco enquanto estiver carregando pesos.
- Não curve as costas para fente ao carregar um peso.
- Não deixe os joelhos esticados, ou os pés juntos.
- Não erga objetos distantes do seu corpo.

Abaixar

Este é o tipo clássico, e requer uma boa força nas pernas. Para realizá-lo, flexione completamente os joelhos e mantenha o corpo ereto. Segure o objeto próximo do seu tórax, e eleve todo o corpo estendendo os joelhos.

Peso no Porta-mala de veículos

Método correto e seguro para objetos mais pesados ou distantes de seu corpo, como é o caso de objetos no interior de um porta-malas. O principal objetivo é proteger as costas.
 
Assim, puxe o peso para bem próximo da porta do porta-mala, e inicie o levantamento contraindo os músculos das costas, mantendo as costas arqueadas. Com os pés separados e os joelhos ligeiramente fletidos, flexione o tronco para frente e erga o peso, mantendo as  costas ereta
 
Contra-peso

Este levantamento é adequado para pesos leves, mas requer um bom equilíbrio. Com ele, você utiliza a sua perna como contrapeso, como uma gangorra. Com os músculos das costas contraídos, abaixe o seu tronco, enquanto você levanta a perna de trás, até que sua mão alcance o objeto. Para elevar o tronco de volta, force a perna de trás para baixo.

Não esqueça

Não tente levantar sozinho objetos mais pesados do que 25% do peso de seu corpo. Sempre peça auxílio para levantar objetos pesados.

Um dos grandes causadores de problemas na coluna, é sobrecarrega-la com excesso de peso, e fazer o movimento mecanicamente. Existe uma grande diferença  para a coluna, quando vamos levantar algum peso e nos preparamos para isso evitando faze-lo bruscamente.

Portanto ao levantar algum peso, além de observar o que foi colocado acima, prepare-se e faça-o devagar.

 


Cuidar da Coluna é cuidar da saúde em geral.


 

Pesquisa


  © Tratamento de dores na Coluna • Todos os direitos reservados. ar2